Bolsa avança pelo segundo dia à boleia da Galp

Depois de quatro sessões em queda, Lisboa alcança dois dias seguidos de ganhos. Última sessão da semana está a ser impulsionada pela Galp.

A bolsa nacional interrompeu ontem uma série de quatro sessões em queda e volta a valorizar esta sexta-feira à boleia dos bons desempenhos da Galp no arranque da sessão. Apenas duas cotadas nacionais negociavam com perdas na abertura em Lisboa, numa sexta-feira em que os principais índices europeus também registavam algum otimismo.

O PSI-20, o principal índice português, avança 0,37% para 4.658,01 pontos. Davam força ao arranque bolsista em Lisboa as subidas de 0,7% da Galp. Os títulos da petrolífera recuperam do tombo de quase 2% registado na última sessão e surge depois de a Exxon se ter juntado à Galp na exploração de gás natural em Moçambique, após ter comprado uma posição de 25% na Area 4 à Eni. Para os analistas do Haitong, o negócio é positivo do ponto de vista da avaliação da Galp e também do ponto de vista estratégico.

Nota ainda para as ações dos CTT e da Sonae.

No caso dos correios nacionais, os lucros de 62,2 milhões de euros ficaram ligeiramente aquém do esperado pelos analistas, tendo sido impactados pelo Banco Postal. A cotada liderada por Francisco Lacerda vai propor um dividendo de 48 cêntimos. As ações dos CTT ganham 0,18% para os 5,02 euros esta manhã.

Já a Sonae, depois do ganho de 5% na sessão de ontem, na sequência do acordo para a fusão da SportZone com duas lojas de desporto britânicas, uma negócio que vai criar a segunda maior retalhista de deporto em Portugal e Espanha, prova mais ganhos esta sexta-feira: os títulos somam 0,81% para 0,87 euros.

Sonae brilha pelo segundo dia

Nos melhores desempenhos em Lisboa estavam, no entanto, as ações da Pharol e as unidades de participação da Caixa Económica Montepio, que seguiam em alta de 2,6% e 4,22%, respetivamente.

No cenário europeu, com o mercado do petróleo a dar algumas tréguas aos investidores, o dia começou com relativo apetite pelo risco. Os ganhos em praças como Madrid, Paris, Frankfurt e Londres não iam além dos 0,5%, em linha com o que acontece por cá. O brent valoriza cerca de 0,5% para 52,45 dólares, enquanto o crude, negociado em Nova Iorque, continuava abaixo dos 50 dólares.

Depois da reunião de ontem do BCE, que decidiu manter os juros e os estímulos até final do ano, os investidores vão estar sobretudo atentos à divulgação dos dados sobre o mercado do trabalho nos EUA.

(Notícia atualizada às 8h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa avança pelo segundo dia à boleia da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião