Oito TED Talks que o vão pôr a pensar neste Dia da Mulher

  • ECO
  • 8 Março 2017

Neste dia 8 de março, selecionámos oito TED Talks inspiradoras sobre o papel da mulher, a igualdade de género, a igualdade de oportunidades no local de trabalho e o empreendedorismo no feminino.

No Dia Internacional da Mulher, e o ECO selecionou oito TED Talks nos quais temas como feminismo e igualdade de género, luta pela igualdade de oportunidades de carreira e empreendedorismo estiveram em destaque. E desengane-se quem julga que só as mulheres podem falar destes temas para outras mulheres: um dos oradores é homem e mostra de forma bastante clara como eles também podem lutar por elas.

“Vamos travar o casamento infantil através da educação” – Alinafe Botha

Alinafe Botha, do Malawi, foi abandonada pela família quando recusou casar-se, aos doze anos, com o marido que o tio lhe arranjou. Quis continuar a estudar, uma decisão que a esmagadora maioria das raparigas deste país, um dos mais pobres do mundo, nem sequer chega a ter. Na sua participação na TEDxYouth, Alinafe defende a educação como uma forma de libertação das jovens do Malawi e de outros países do mundo onde o casamento precoce é uma prática recorrente.

“Está na hora de as mulheres concorrerem à presidência” – Halla Tómasdóttir

Halla Tómasdóttir concorreu às Presidenciais da Islândia o ano passado e, apesar de ter ficado em segundo lugar, considerou o resultado uma vitória. A Islândia é considerada o melhor país do mundo para se ser mulher mas, na sua participação nas TEDTalks, Halla recorda os vários desafios que teve de ultrapassar durante a campanha, incluindo o espaço de manobra que os media lhe deram, e como estes mudaram a forma como olha para o papel das mulheres na sociedade.

“Mulheres empresárias: exemplo, não exceção” – Gayle Tzemach Lemmon

Gayle é jornalista e percorreu os quatro cantos do mundo para contar as histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras, de todas as raças e culturas, que mostram que apostar nos nossos próprios negócios e ideias tem de ser um exemplo e não uma exceção à regra. A sua apresentação durante o evento TEDxWoman começa com o lema: “Não apostamos em vítimas mas em sobreviventes”. E os vários casos que apresenta comprovam-no.

“O poder de te definires a ti mesma” – Amma Asante

Amma Asante não corresponde a quase nenhuma das características que imaginamos quando pensamos num realizador de cinema: é jovem, é mulher e é negra. É por isso que a partilha da sua experiência na TEDxBrixton foi tão simbólica: por trazer para cima da mesa a discussão de como os estereótipos da sociedade podem diminuir a imagem que as mulheres têm de si mesmas, e como se pode lutar contra isso.

“Por que é que a igualdade de género é boa para todos” – Michael Kimmel

Michael Kimmel, professor académico da área da sociologia, apresentou-se nas TEDTalks como um homem branco comum de média classe que foi ao evento recrutar homens para apoiarem a igualdade entre géneros. Porquê? Porque este não é um assunto exclusivo das mulheres. Através dos casos que foi conhecendo ao longo da vida, mostra como tanto eles como elas podem ser mais saudáveis, felizes e bem-sucedidos se estiverem ao mesmo nível.

“O ano em que disse ‘sim’ a tudo” – Shonda Rhimes

Mesmo que não seja mulher ou que não goste de séries televisivas, é pouco provável que nunca tenha ouvido falar de Shonda Rimes. No seu discurso para a plateia do TEDTalks, apresentou-se como uma “guru”, com um “emprego de sonho”, mas desmistificou os preconceitos com que tem de lidar e os desafios que ultrapassa diariamente para conseguir levar a cabo o trabalho que mais nenhuma escritora e produtora televisiva tem no mundo, e que a faz sentir profundamente realizada.

“Aparência não é tudo. Acreditem, sou uma modelo” – Cameron Russell

Cameron Russell foi modelo durante dez anos e quis revelar os segredos por detrás da indústria da moda, os truques usados e os preconceitos que existem relativamente à imagem das mulheres, em especial as supermodelos que, como ela, foram privilegiadas por uma fantástica herança genética e cultural. Participou nas TEDTalks para mostra como as aparências iludem e de que forma o público não deve deixar-se influenciar por tudo o que vê nas revistas.

“Fizemos acontecer… e agora?” – Sheryl Sandberg

Em 2010, Sheryl Sandberg, o braço-direito de Mark Zuckemberg no Facebook, subiu ao palco das TEDTalks cheia de medo e deu uma das palestras mais famosas do programa. Quatro anos depois, voltou a falar sobre ela, sobre como superou o receio de falar sobre ser mulher e desempenhar um cargo de chefia numa grande empresa, sobre os estereótipos de género que ainda têm de ser desconstruídos e sobre o livro que lançou sobre o tema.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oito TED Talks que o vão pôr a pensar neste Dia da Mulher

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião