Novabase dispara 5% com promoção ao PSI-20

Também a Ibersol regista um arranque de sessão positivo, depois de a Euronext ter decidido promovê-la juntamente com a Novabase ao principal índice acionista português.

As ações da Novabase estão em destaque esta terça-feira, depois de a revisão anual da Euronext ter colocado a tecnológica de novo na principal montra do mercado português, o PSI-20. Mas não vai sozinha. Também a Ibersol, que explora franchises na área da restauração, integra o índice de referência nacional a partir do dia 20 de março.

Com um disparo de 4,61%, a Novabase é mesmo a cotada nacional que mais brilha na sessão de hoje. Os títulos avançam para os 2,95 euros, a cotação mais elevada desde setembro de 2014, há cerca de dois anos e meio. No caso da Ibersol, que tem direitos de exploração das marcas KFC, Burguer King e Pizza Hut, as ações somam 1,05% para 14,5 euros.

A subida de divisão é encarada como positiva para ambas as cotadas, na medida em que a inclusão no PSI-20 traz mais visibilidade aos títulos, colocando-os no radar de fundos de investimento que seguem sobretudo índices de referência.

Novabase em máximos de dois anos e meio

“Trata-se de notícia positiva para os títulos pois a inclusão no índice PSI-20 aumenta visibilidade e poderá ajudar a aumentar a liquidez” de ambas as empresas, referiam esta amanhã os analistas do CaixaBI. Para o Haitong, a decisão da Euronext não tem impacto na avaliação que fazem da empresa.

"Trata-se de notícia positiva para os títulos pois a inclusão no índice PSI-20 aumenta visibilidade e poderá ajudar a aumentar a liquidez” de ambas as empresas.”

CaixaBI

Nota de investimento

“Contudo, poderá ser positivo para os títulos com os índices que acompanham o PSI 20 devem adicionar a Ibersol aos seus portfólios”, diz a equipa de research do Haitong.

“Marco” para a Novabase. Traz “visibilidade” à Ibersol

Para a Novabase, o regresso ao PSI-20 “significa um duplo reconhecimento”. “Por um lado, do resultado do trabalho dos mais de dois mil colaboradores da Novabase, neste período tão exigente na economia nacional e, por outro, do próprio setor das tecnologias de informação”, disse Luís Paulo Salvado, presidente da Novabase, ao ECO.

“Este setor é cada vez mais importante para a economia, com impacto transversal em todos os outros e, com a entrada da Novabase, passa a estar também representado no principal índice português. Após integrarmos o Tech40 da Euronext, que distingue as 40 empresas europeias que mais se destacam na inovação, este é mais um importante marco para a Novabase”, acrescentou Luís Paulo Salvado.

Novabase acelera na bolsa

Na Ibersol, a subida à primeira divisão europeia representa uma forma de conquistar “mais visibilidade”. Estamos “no principal mercado [da bolsa de Lisboa]” e isso traz “maior liquidez à ação”, salienta António Pinto de Sousa, vice-presidente da empresa de restauração, em declarações escritas ao ECO. “Mas em termos de negócio não altera nada”, sublinha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novabase dispara 5% com promoção ao PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião