Ex-executivos da Tesla constroem fábrica de baterias

  • Juliana Nogueira Santos
  • 7 Março 2017

Peter Carlsson e Paolo Cerruti vão investir quatro mil milhões de dólares para construir uma fábrica de baterias na Escandinávia. O alvo a abater não é a Tesla.

Dois antigos administradores da fabricante de automóveis elétricos Tesla querem instalar uma fábrica de baterias de iões de lítio no norte da Europa. A sua nova empresa, a Northvolt, prevê ter uma das maiores fábricas do mundo com um investimento de quatro mil milhões de dólares.

Peter Carlsson e Paolo Cerruti ocuparam lugares de administração na Tesla até há pouco tempo e querem lutar contra o monopólio asiático que se está a formar nesta área de negócio. “Se ninguém fizer nada, a Europa vai ficar totalmente dependente da oferta asiática. A Europa tem oportunidade de agir pela sua independência energética. É agora ou nunca”, afirmou Carlsson em declarações ao Financial Times (acesso condicionado).

O objetivo, bem explícito no site que mostra uma contagem decrescente para primeira bateria produzida, é começar a produção em 2020 e contabilizar 32 gigawatts hora de produção anual em 2023. No relógio contam-se 1.303 dias.

A escolha da localização da fábrica não é ao acaso, sendo que a Escandinávia é rica em minerais necessários à produção das baterias e conta com várias fontes de energia limpa. Portugal alberga importantes explorações mineiras de lítio, um elemento essencial na produção das baterias dos carros elétricos. Esse tem sido o argumento para tentar atrair a fábrica da Tesla na Europa.

Ao contrário do que se possa pensar, a Northvolt não se quer assumir como uma concorrente da Tesla, visto que esta produz apenas para os seus carros. Ainda assim, Carlsson e Cerruti querem reduzir em metade o custo do quilowatt hora.

No site da empresa, ainda com o nome antigo de SGF Energie, podem ver-se vários anúncios de vagas, nomeadamente para as posições de chefe de departamento técnico e gestor de comunicação e relações públicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-executivos da Tesla constroem fábrica de baterias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião