Novo recorde: Dow Jones supera os 21 mil pontos

O discurso moderado de Donald Trump perante o Congresso e o aumento da taxa de juro quase certo em março estão a levar Wall Street a novos máximos. Dow Jones regista novo recorde.

Depois de ter atingido os 20.000 pontos — uma marca celebrada em Wall Street –, pouco mais de um mês de Donald Trump ter tomado posse, o Dow Jones ultrapassou pela primeira vez os 21 mil pontos esta quarta-feira. Esta terça-feira o Presidente dos EUA discursou no Congresso norte-americano pela primeira vez, tendo surpreendido os analistas por ter pela primeira vez um discurso mais moderado. Além disso, tudo indica que na reunião deste mês a Reserva Federal vai voltar a aumentar a taxa de juro.

O Carnaval já lá vai e hoje foi o dia dos investidores voltarem à negociação em bolsa, um regresso otimista: os três principais índices de Wall Street fecharam a valorizar significativamente. A estrela principal voltou a ser o Dow Jones que, depois de a 25 de janeiro ter ultrapassado os 20 mil pontos, ultrapassou esta quarta-feira os 21 mil pontos. O índice valorizou 1,46% para os 21.115,55 pontos.

Já o S&P 500 subiu 1,47% para os 2.398,09 pontos e o Nasdaq valorizou 1,35% para os 5.904,03 pontos. A influenciar a bolsa nova-iorquina está o discurso de Donald Trump que, apesar de pouco pormenorizado, foi o mais moderado que se ouviu do atual Presidente dos Estados Unidos. Entre as novidades está o aumento de despesa militar do Estado norte-americano e cortes noutras áreas, o que deverá constar do Orçamento do Estado para 2018.

O tom otimista e de menor confronto de Trump está a agradar os mercados. É isso que indicam os analistas consultados pela Bloomberg que consideram que a Casa Branca ganhou capital político com um discurso mais moderado, existindo até a notícia de que pode haver um processo de legalização de imigrantes ilegais, consoante a sua ficha criminal. Em dúvida continuam os moldes da reforma fiscal e da desregulação da legislação de Dodd-Frank, algo que tem impacto direto em Wall Street.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo recorde: Dow Jones supera os 21 mil pontos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião