Fugas de informação? Trump culpa Obama

  • Lusa
  • 28 Fevereiro 2017

Donald Trump diz que o seu antecessor, Barack Obama, está por detrás das fugas de informação para os 'media'.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje acreditar que o seu antecessor, Barack Obama, está por detrás das fugas de informação para os ‘media’ e dos protestos que têm ocorrido no país contra a atual administração.

“Acho que o Presidente Obama está por detrás disso porque os seus seguidores estão por detrás disso”, disse Trump, numa entrevista a um programa da estação Fox News que foi transmitida hoje, no mesmo dia em que o chefe de Estado profere o seu primeiro discurso numa sessão conjunta do Congresso norte-americano.

“Penso que ele está por detrás disso, mas também penso que é só política”, referiu.

E prosseguiu: “Algumas das fugas de informação vieram possivelmente desse grupo [de seguidores] e alguns são muito sérios, porque são questões de segurança nacional”.

Trump não apresentou quaisquer provas do alegado envolvimento de Obama, tanto nos protestos como nas fugas de informação para a comunicação social. O ex-Presidente Obama não comentou, até ao momento, estas declarações de Trump.

Na entrevista, Trump também falou, entre outros assuntos, sobre os seus planos para o orçamento federal. Na segunda-feira, a Casa Branca fez saber que o Presidente norte-americano quer aumentar em cerca de 9% as despesas militares, em 54 mil milhões de dólares (mais de 50 mil milhões de euros).

Esta é uma das medidas que consta na proposta de orçamento para o ano fiscal de 2018 da administração de Donald Trump, que assumiu funções em meados de janeiro.

A mesma fonte indicou que todos os Departamentos (o equivalente aos Ministérios), exceto aqueles que estão relacionados com a área da segurança, irão sofrer uma redução nos respetivos orçamentos e informou que está prevista uma “redução significativa” da ajuda internacional.

O aumento das despesas militares será compensado por uma redução semelhante nas despesas não-militares.

Citado pela estação pública britânica BBC, um alto funcionário da Casa Branca disse que o discurso que o Presidente vai fazer hoje no Congresso irá falar sobre uma “renovação do espírito americano”, oferecendo uma “visão otimista” para o país.

Para assistir ao discurso, que irá acontecer já na madrugada de quarta-feira em Lisboa, Trump convidou familiares de pessoas que foram mortas por imigrantes ilegais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fugas de informação? Trump culpa Obama

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião