EDPR arrecada 242 milhões com venda à China Three Gorges

A empresa liderada por Manso Neto alienou uma posição de 49% de um portefólio de ativos eólicos situados em Portugal que eram detidos em parceira com o grupo chinês que entrou para a EDP em 2011.

A EDP Renováveis comunicou esta segunda-feira ao mercado que alienou uma posição minoritária num portefólio de energia eólica situado em Portugal que detinha em parceria com os chineses da China Three Gorges. Esta operação permitiu um encaixe de 242 milhões de euros à empresa liderada por Manso Neto.

“A EDP Renováveis, subsidiária 77,5% controlada pela EDP, chegou hoje a um acordo com ACE Fund SPV, detida a 100% pelo ACE Investment Fund LP – uma entidade participada pela China Three Gorges Hong Kong, uma subsidiária integral da China Three Gorges (“CTG”) – para a venda de uma participação acionista representativa de 49% do capital social e suprimentos relativos a um portefólio de ativos eólicos por um preço global de 242 milhões de euros”, diz o comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Em causa estará um perímetro da transação que abrange 422 MW de tecnologia eólica, localizados em Portugal, com uma vida média de seis anos. “Estes ativos são relativos ao projeto ENEOP e foram consolidados integralmente pela EDPR após a conclusão do processo de separação dos ativos em 2015”, acrescenta o mesmo comunicado.

A alienação hoje conhecida foi acordada no final de 2013 entre a EDP e a China Three Gorges, inserindo-se no acordo estabelecido em dezembro de 2011, ano em que ocorreu a privatização da EDP que foi ganha pelo grupo chinês. “O acordo hoje alcançado insere-se no contexto da parceria estratégica estabelecida entre a EDP e a CTG, em relação ao investimento total de dois mil milhões de euros a efetuar pela CTG (incluindo co-financiamento de investimento operacional) em projetos de produção de energia renovável operacionais e prontos a construir”, especifica o comunicado publicado pela CMVM.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDPR arrecada 242 milhões com venda à China Three Gorges

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião