Bundesbank: Subida de juros do BCE não é “absurda”

  • Juliana Nogueira Santos
  • 23 Fevereiro 2017

O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, afirmou que as taxas de juro poderão subir em 2019 devido aos bons resultados económicos. Ainda assim, Draghi não abre mão das taxas negativas.

Uma subida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu pode ser uma realidade em 2019, afirmou o presidente executivo do Bundesbank, Jens Weidmann. Para este, esta mudança “não parece absurda” e “está dentro das possibilidades”. A justificação será o alívio dos riscos de degradação das condições económicas.

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, tem afirmado que as taxas de juro negativas e o plano de quantitative easing ainda são medidas necessárias para animar a economia europeia. Mas Weidmann está contra. É uma das vozes que afirmam que a aceleração da inflação e as previsões positivas são um bom motivo para uma mudança na política monetária.

“A economia global, bem como as economias da Zona Euro, têm mostrado uma certa robustez relativamente a surpresas que antes sentíamos que eram riscos.”, declarou Weidmann na apresentação dos resultados do banco alemão. O banco subiu as provisões para riscos no final do ano passado e o presidente afirmou que vai ser posta de lado uma quantidade semelhante — 15,4 mil milhões de euros — em 2017.

Se as taxas de juro subirem, o Bundesbank vai ser um dos bancos da Zona Euro mais afetados, visto que é um dos bancos que compra mais dívida soberana, muita dela com juros negativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bundesbank: Subida de juros do BCE não é “absurda”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião