Gasolina vai subir (outra vez). E o gasóleo?

Atestar o depósito do automóvel vai ficar mais caro na próxima semana... se o carro for a gasolina. É que a subida das cotações nos mercados vai ditar um novo aumento do preço em Portugal.

Vem aí mais uma subida, mas desta vez é apenas na gasolina. A subida das cotações nos mercados internacionais, num período de fraqueza da moeda única, vai levar a que na próxima semana o litro deste combustível sofra um novo agravamento. E o gasóleo? Subir não sobe, mas se descer será muito pouco.

De acordo com os cálculos do ECO, com base nos dados da Bloomberg, há margem para que o preço do litro da gasolina possa registar um aumento de um cêntimo na próxima semana. Será mais um, depois de já ter registado um agravamento na última semana que levou o valor médio de comercialização em Portugal para cerca de 1,50 euros.

Ao mesmo tempo, o gasóleo deverá ficar inalterado. No limite, as petrolíferas poderão aliviar em meio cêntimo o valor de venda no seguimento de um aumento ligeiro. Isto porque nos mercados internacionais, num período em que o petróleo subiu, a cotação do diesel recuou. Desceu 1,14%, mas em dólares.

Com a moeda europeia a perder valor face ao dólar, tendo em conta a expectativa em torno de um aumento dos juros nos EUA, a variação semanal da cotação do gasóleo acabou, em euros, por recuar apenas 0,36%. O efeito cambial trava a descida do diesel, mas acentuou o aumento da gasolina. É que se em dólares houve uma subida de apenas 0,82% nos mercados, em euros o aumento foi de 1,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina vai subir (outra vez). E o gasóleo?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião