Reserva Federal pode subir juros já em março

A líder da Fed, Janet Yellen, disse esta terça-feira que é "imprudente" esperar demasiado tempo para subir os juros se o mercado laboral e a inflação continuar a evoluir dentro das expectativas.

Janet Yellen disse esta terça-feira que é “imprudente” esperar demasiado tempo para subir os juros face ao contínuo crescimento e subida da inflação. A líder da Reserva Federal norte-americana falava perante o Senado para apresentar o relatório semestral de política monetária.

“Nas próximas reuniões, o comité vai avaliar até que ponto o emprego e a inflação continuam a evoluir em linha com as expectativas e, no caso disso, ajustamentos às taxas de referência serão apropriados”, disse Yellen, citada pela Bloomberg.

Depois das declarações, as obrigações do tesouro norte-americanas a dez anos dispararam e as bolsas do lado de lá do Atlântico afastaram-se dos máximos históricos que vinham a ser alcançados há já três sessões consecutivas. Assim, os investidores começam a ver como possível uma subida das taxas de juro já em março, se a economia continuar a evoluir ao sabor das expectativas do banco central.

As yields associadas às treasuries a dez anos subiam mais de cinco pontos base para 2.4896, depois de mínimos de dois meses. Em Wall Street, o índice de referência S&P 500 agravou as perdas, seguindo a cair 0,21% para 2.323,33. Desde a última subida dos juros em dezembro que a Fed já tinha sinalizado que iria apertar a política monetária. O mercado antecipava três subidas este ano e outras três no decorrer de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reserva Federal pode subir juros já em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião