5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

A OPEP divulga um relatório mensal importante, que permitirá avaliar se o acordo do corte de produção está a ser cumprido. Também hoje, a Comissão Europeia lança novas previsões para a economia.

É um dia importante para os produtores de petróleo, com a divulgação do relatório mensal da OPEP que permitirá avaliar se o cartel está a cumprir o corte de produção acordado. Por cá, é dia de prestar atenção à Pharol, que se mantém como a cotada com melhor desempenho do PSI-20, e aos juros da dívida, que no prazo a dez anos se mantêm acima dos 4%. Lá fora, o Japão presta contas e a Comissão Europeia lança novas previsões.

Momento da verdade para o acordo do petróleo

Esta segunda-feira, é divulgado o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que permitirá avaliar se o cartel está, ou não, a cumprir o corte de produção acordado no final de novembro. Até agora, parece tudo dentro do previsto. A Agência Internacional de Energia (AIE) refere mesmo que nunca os países da OPEP cumpriram tão à risca um acordo para cortar a produção e aponta que, em janeiro, o cartel implementou 90% dos cortes prometidos.

Pharol vai continuar luminosa?

A Pharol recuperou em menos de dois meses as perdas de um ano inteiro. Desde o início de 2017, disparou mais de 100% em bolsa e é a cotada com o melhor desempenho do PSI-20 neste ano. Tudo graças à Oi, a operadora brasileira onde a Pharol é a principal acionista, que prossegue o plano de recuperação e tem mais um interessado na sua aquisição: a Cerberus Capital Management. Vai continuar a brilhar em bolsa?

Atenção aos juros da dívida

Portugal volta ao mercado esta semana, depois de, na semana passada, o Tesouro português ter obtido um financiamento de 1.180 milhões de euros em obrigações a cinco e sete anos. A operação ficou aquém do máximo previsto e o preço exigido pelos investidores também ficou muito acima das emissões anteriores. Agora, resta ficar atento ao comportamento dos juros da dívida, numa altura em que, na dívida a dez anos, estão acima dos 4%.

Japão presta contas

As autoridades japonesas divulgam esta segunda-feira os resultados preliminares do produto interno bruto (PIB) do quarto trimestre do ano passado. Os economistas consultados pela Bloomberg antecipam que a economia japonesa tenha crescido 1,1% no último trimestre de 2016. Isto numa altura em que os esforços do Banco do Japão para combater a deflação não estão a ser suficientes.

Comissão Europeia divulga previsões de inverno

A Comissão Europeia divulga as suas previsões económicas de inverno. Nas últimas previsões, Bruxelas criticou o fraco crescimento de Portugal e apontou que o Governo de António Costa não tem feito esforço suficiente para cortar o défice programado para 2017. Já para a zona euro, a Comissão Europeia antecipava, em novembro, que a economia crescesse 1,7% em 2016 e 1,5% em 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião