Índices recuam dos recordes enquanto Trump não apresenta reformas

  • Marta Santos Silva
  • 6 Fevereiro 2017

As reformas prometidas para acelerar o crescimento tardam a chegar, o que deixa a bolsa norte-americana nervosa.

A bolsa de Nova Iorque fechou no vermelho esta segunda-feira, com os três principais índices a cair ligeiramente enquanto os investidores esperam que Donald Trump apresente as medidas que prometeu para impulsionar a economia norte-americana.

O principal índice da bolsa nova-iorquina, o S&P 500, caía 0,28% para 2291,03 pontos. A queda, em grande parte justificada por uma diminuição da confiança na economia dos EUA após números que desiludiram no crescimento dos salários e do retalho, era a mais acentuada: também a descer, mas de forma menos marcada, estavam o índice tecnológico Nasdaq, a cair 0,06% para os 5663,55 pontos, e o índice industrial Dow Jones, que descia 0,09% para se manter ainda acima do marco simbólico dos 20 mil: registava 20052,42 pontos.

O recuo, num dia em que também as bolsas europeias fecharam a cair devido à previsão de instabilidade política nas eleições francesas, continua a demonstrar que a confiança inspirada nos investidores pela eleição de Donald Trump continua a dissipar-se. O presidente dos Estados Unidos tarda em apresentar as medidas que prometera para acelerar o consumo e a economia dos EUA.

“Após a eleição, o sentimento entre os investidores, empresas e consumidores sugeria que a probabilidade de cortes nos impostos e regulamentação mais ligeira era vista como mais elevada do que a probabilidade de restrições significativas no comércio internacional e na imigração”, lê-se numa nota produzida por analistas da Goldman Sachs e citada pela Bloomberg. “Um mês após o início do ano, o equilíbrio de riscos está menos positivo, na nossa perspetiva”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Índices recuam dos recordes enquanto Trump não apresenta reformas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião