14 banqueiros portugueses receberam mais de um milhão de euros

  • ECO
  • 5 Fevereiro 2017

Remuneração média dos executivos de topo rondou 1,5 milhões de euros. Portugal surge na 18ª posição entre 22 países.

Em 2015, o número de banqueiros portugueses a receber mais de um milhão de euros em remunerações aumentou para 14. Um ano antes, eram 10. E em 2013, sete. Os dados são do “Report on high earners 2015” e foram divulgados hoje pelo Diário de Notícias e Jornal de Notícias.

Ainda que haja mais banqueiros com salários milionários, a remuneração média caiu com a crise. Entre salário fixo e variável, os salários mais altos rondaram, em média, 1,5 milhões de euros em Portugal, menos 32% do que em 2014, ano em que a média atingiu 2,25 milhões de euros.

Os dados, divulgados pela Autoridade Bancária Europeia, também permitem perceber que, na Europa, há 5.142 banqueiros a receber acima de um milhão de euros por ano, mais 33% comparando com 2014. De acordo com o DN, este aumento é justificado pela valorização da libra face ao euro, que fez disparar o número de banqueiros com salários milionários no Reino Unido: em média, estes receberam 1,98 milhões de euros em 2015.

É na Bélgica que os banqueiros ganham mais (18 receberam, em média, 5,8 milhões de euros). E quais são os países que pagam menos aos gestores bancários? Os que lideram os rankings do Banco Mundial relativos ao equilíbrio na distribuição de rendimentos, nota o jornal. Na Noruega, Suécia e Dinamarca, por exemplo, os gestores de topo recebem menos do que em Portugal, que surge na 18ª posição entre 22 países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

14 banqueiros portugueses receberam mais de um milhão de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião