Gortázar: “Esperamos que o resultado da OPA seja positivo”

O presidente executivo do CaixaBank, que tem a decorrer uma OPA sobre o BPI, acredita no sucesso da oferta. A compra vai permitir ganhos com sinergias de 120 milhões de euros em três anos.

Gonzalo Gortázar, o presidente executivo do CaixaBank, está confiante no resultado da oferta pública de aquisição (OPA). “Esperamos que o resultado da OPA, que termina na próxima semana, seja satisfatório“, afirmou, sublinhando a confiança do banco catalão na instituição portuguesa, nomeadamente na equipa de gestão liderada por Fernando Ulrich.

Na conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2016, realizada em Barcelona, Espanha, Gortázar salientou que o BPI “representa um clara oportunidade de criar valor. É uma oportunidade”, disse. Vai permitir-nos ser o maior banco ibérico, acrescentando que prevê que a compra permita “criar sinergias de 120 milhões de euros em três anos”.

Já antes do presidente executivo, o presidente do CaixaBank tinha salientado a sua expectativa positiva relativamente à OPA em curso ao BPI. “Estamos perto de encerrar a OPA e de iniciar um projeto que acreditarmos terá sucesso”, disse Jordi Gual na conferência de imprensa de resultados de 2016.

“Estamos convencidos do potencial rentabilidade e de crescimento” do BPI, salientou Jordi Gual, no dia em que revelou lucros de 1.047 milhões de euros. No final de 2016, o banco catalão apresentava um rácio common equity Tier 1 de 13,2%, considerando o que é exigido pelos reguladores. Numa base “fully loaded”, o rácio encolheu para 12,4%, sendo que com a OPA vai cair ainda mais.

O banco diz que consoante o resultado da OPA, ou seja, a taxa de aceitação da oferta de 1,1134 euros por ação, o rácio CET1 “fully loaded” do CaixaBank vai cair para entre “11% a 11,6%”. “Em qualquer caso, o CaixaBank cumprir com os rácios de capital exigidos”, salientou o presidente do banco catalão.

Em Barcelona, Espanha, a convite do CaixaBank

(Notícia atualizada com mais declarações dos responsáveis do CaixaBank)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gortázar: “Esperamos que o resultado da OPA seja positivo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião