Zuckerbergs compram motor de busca de I&D

  • Juliana Nogueira Santos
  • 25 Janeiro 2017

A Chan Zuckerberg Iniciative é agora dona do Meta, um agregador de trabalhos de investigação científica. O objetivo é tornar a informação científica acessível a todos.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e a sua esposa Priscilla Chan deram outro passo para facilitar o trabalho de inúmeros cientistas por todo o mundo com a aquisição do Meta, um motor de busca de baseado em inteligência artificial. A compra foi feita através da sua organização de filantropia, a Chan Zuckerberg Iniciative.

Além de passar a ser o maior investidor na plataforma, a organização vai tornar o acesso completamente livre a todos os utilizadores, logo após uns meses de melhoramento do produto. O Meta, anteriormente conhecido por Sciencescape, agrega inúmeros papers de investigadores de todos os ramos da ciência e permite o acesso completo a mais de 18.000 revistas de especialidade e respetivas fontes.

Mas não é só isto que torna o Meta uma ferramenta indispensável para qualquer cientista: o seu sistema de inteligência artificial reconhece autores e citações e destaca-as, de forma a melhorar ao máximo a pesquisa. O que acontece é que quando alguém pesquisa um paper, os primeiros resultados não são as publicações que foram alvo de otimização de pesquisa, mas sim as que realmente correspondem ao que o utilizador necessita.

O acesso livre à informação vai permitir não só facilitar o trabalho àqueles que se dedicam ao estudo e investigação das mais diversas ciências, mas também acabar com um problema clássico de mediação do conhecimento que se prende com a dificuldade que os cidadãos comuns têm em contactar com a ciência.

Esta aquisição vai ao encontro do objetivo maior da organização que é ajudar a curar, prevenir ou gerir todas as doenças do nosso tempo.— objetivo que parece ser também o dos criadores do motor de busca. Numa publicação na sua página pessoal de Facebook, o presidente do Meta Sam Molyneux, afirmou que “ao avançar, a nossa intenção não é lucrar a partir dos dados e capacidades do Meta; em vez disso queremos assegurar que quem precisa consiga ter esses dados, em todos os setores, o mais depressa possível, para o bem do mundo.

Os detalhes da compra desta empresa fundada em 2010 com investimentos na ordem dos 7,5 milhões de dólares não foram divulgados. A empresa é já considerada a líder no campo da agregação de investigação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zuckerbergs compram motor de busca de I&D

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião