CGD: Macedo já tem ok. Falta parte da equipa

  • ECO
  • 18 Janeiro 2017

O Banco Central Europeu já deu a sua aprovação ao presidente da CGD. Falta ainda a ""luz verde" a alguns dos membros da equipa para ficar fechado este capítulo.

Paulo Macedo já tem a aprovação do Banco Central Europeu (BCE) para liderar a Caixa Geral de Depósitos (CGD). Para que o presidente executivo possa tomar posse com a equipa completa falta ainda a “luz verde” do conselho permanente do BCE para alguns dos nomes apresentados por Macedo. Dos oito, cinco já têm o ok.

Além de Macedo, BCE já confirmou a idoneidade de seis dos oito nomes submetidos pelo Banco de Portugal, salientam tanto o Público (acesso condicionado) como o Jornal de Negócios (acesso pago), depois de no início da semana o ECO ter afirmado que este ok estava por dias. Dos nomes validados pelo BCE, apenas um é não executivo, estando em fase de conclusão final a análise de dois gestores, acrescenta o Público.

Paulo Macedo vai conduzir os destinos da Caixa, em substituição de António Domingues, juntamente com José João Guilherme, antigo administrador do BCP e do Novo Banco, e do adjunto do secretário de Estado do Tesouro, Nuno Martins. A Caixa contará ainda com uma administradora, Maria João Carioca, que abandona a liderança da Euronext Lisboa, para regressar ao banco público.

A estes elementos, também se junta Francisco Cary. Foi quadro do Grupo Espírito Santo e administrador do BES Investimento (atualmente conhecido por Haitong Bank). Finalmente, o outro nome que integra a administração executiva é João Tudela Martins, que já fazia parte da equipa anterior. Neste momento, é o chairman indigitado Rui Vilar – estava na equipa de Domingues e continuará com Paulo Macedo – que assegura a transição de administrações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD: Macedo já tem ok. Falta parte da equipa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião