Costa: Baixos salários comprometem a competitividade

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2017

O primeiro-ministro António Costa avisou esta terça-feira o país não pode ser competitivo se a estratégia assentar em baixos salários.

O primeiro-ministro, António Costa, rejeitou hoje a ilusão de que Portugal consiga ser competitivo com uma estratégia assente em baixos salários, defendendo a necessidade de “atrair, fixar e manter o capital humano” no país.

Na sessão de abertura do seminário de acolhimento sobre práticas internacionais no âmbito da 21.ª edição do programa INOV Contacto, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, António Costa enalteceu o aumento consecutivo das exportações portuguesas nos últimos 20 anos, defendendo que para que este movimento prossiga as empresas têm que manter a “trajetória de melhoria das condições de competitividade”.

 

“No mundo de hoje, num país europeu, esse fator de competitividade assenta, essencialmente, nos fatores associados à inovação. Não vale a pena termos a ilusão que numa estratégia assente em baixos salários nós conseguiremos ser competitivos”, considerou.

De acordo com o primeiro-ministro, se Portugal quer ser competitivo tem que ser capaz de “atrair, fixar, manter o capital humano”, destacando o trabalho que as universidades fazem, designadamente nos programas Erasmus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa: Baixos salários comprometem a competitividade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião