CGD: Centeno ouvido no parlamento a 18 de janeiro

  • Rita Atalaia
  • 16 Janeiro 2017

Depois de António Domingues, é a vez de Mário Centeno ir à Comissão de Orçamento e Finanças falar sobre a CGD. O ministro das Finanças deve prestar esclarecimentos sobre a saída da administração.

Depois de António Domingues, é agora a vez de Mário Centeno prestar esclarecimentos aos deputados sobre a polémica em torno da saída da administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Assim como o presidente demissionário, o ministro das Finanças não será ouvido na comissão de inquérito à gestão da Caixa. Mas terá de ir ao Parlamento explicar-se, sem estar sujeito às regras de um inquérito parlamentar.

O ministro das Finanças vai a 18 de janeiro, pelas 10h00, à Comissão de Orçamento e Finanças (COFMA), “no âmbito da Caixa Geral de Depósitos”, lê-se no documento publicado no site do Parlamento. Mário Centeno deverá explicar aos deputados se firmou, ou não, algum compromisso escrito com a gestão da CGD para isentá-la da necessidade de apresentar a declaração de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional.

Na sua ida à COFMA, António Domingues respondeu a esta polémica. O presidente demissionário da Caixa disse que o que “faço com os meus rendimentos e património já é da minha esfera pessoal”. O ex-presidente da Caixa referiu que “considerava que não se devia aplicar à Caixa o estatuto de gestor público, porque manter esse estatuto significa que o Estado continuava a ter direitos especiais diferentes de um acionista normal e isso iria criar dificuldades”.

O PSD também queria que Domingues e Centeno fossem ouvidos na comissão parlamentar de inquérito à gestão da CGD. Mas a esquerda opôs-se, libertando-os de terem de respeitar as regras de uma comissão de inquérito, como responder obrigatoriamente às questões dos deputados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD: Centeno ouvido no parlamento a 18 de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião