Macedo acusado de pressão política no caso “O Negativo”

  • ECO
  • 12 Janeiro 2017

O próximo presidente da Caixa Geral de Depósitos foi acusado de pressão política enquanto ministro da Saúde. A acusação vem no seguimento do caso judicial "Máfia do Sangue".

O ex-presidente do INEM acusou o antigo ministro da Saúde de “grandes pressões políticas”. Em causa está a reintegração de Helena Lalanda e Castro, irmã de Paulo Lalanda e Castro, ex-responsável da Octapharma suspeito de vários crimes como o de corrupção ativa para ato ilícito. A suspeita recai sobre a influência da empresa nos júris que deram venda exclusiva do plasma sanguíneo aos hospitais públicos. O negócio entretanto já deixou de ser exclusivo dos privados.

Segundo Paulo Campos, ex-presidente do INEM demitido no início de 2016 pelo atual ministro da Saúde, o próximo presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, tê-lo-á pressionado a reintegrar Helena Lalanda e Castro, técnica superior da Administração Regional de Saúde de Lisboa, que queria voltar ao INEM, avança o Correio da Manhã esta quinta-feira.

Campos foi diretamente à Unidade de Combate à Corrupção da Judiciária denunciar à Polícia Judiciária as alegadas ordens diretas que recebeu, em 2014, de Macedo, mas também de Leal da Costa, o então secretário de Estado Adjunto. O caso pode configurar um crime de tráfico de influências.

Este caso cruza-se com um outro: o da Operação Marquês. Nas escutas deste caso judicial surgem conversas de José Sócrates com Paulo Lalanda e Castro, nas quais o ex-primeiro-ministro garante ao ex-responsável da Octapharma que foi assegurada a colocação de uma pessoa de confiança num lugar estratégico.

Segundo o CM, essa pessoa seria Helena Lalanda e Castro e o cargo era o de direção da logística do INEM. É aqui que entra Paulo Campos: o médico era presidente do INEM na altura e recusou a integração da irmã de Paulo Lalanda e Castro. Na denúncia que fez, Campos refere as datas das alegadas pressões políticas e das reuniões no Ministério da Saúde, datando-as de maio de 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macedo acusado de pressão política no caso “O Negativo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião