BCP arrasta bolsa nacional para o vermelho

Ações do banco liderado por Nuno Amado recuam mais de 2%, levando o PSI-20 a deslizar 0,12%. Na Europa, o sentimento também é negativo.

A praça lisboeta arrancou a sessão em queda, em sintonia com as pares europeias, num dia em que o mercado aguarda os resultados da primeira emissão de dívida do Tesouro português em 2017, e em que os juros soberanos nacionais registam um agravamento.

O IGCP deverá angariar 3.000 milhões de euros, segundo avançou o Jornal de Negócios, que indica que a taxa de juro a pagar por Portugal deverá situar-se em torno de 4,25%.

A queda de mais de 2% do BCP arrasta o índice PSI-20 para terreno negativo, com o apoio do deslize dos títulos das energéticas. O PSI-20 abriu a recuar 0,12%, para os 4.612,5 pontos, com o BCP a dar continuidade às quedas de mais de 11% da última sessão, depois de ter sido conhecido o aumento de capital do banco liderado por Nuno Amado. Os títulos do BCP perdem 2,5%, para os 90 cêntimos.

A contribuir para a quebra do índice bolsista nacional estão também as ações do setor energético, com referência particular para as cotadas do universo EDP. As ações da EDP recuam 0,33%, para os 2,73 euros, enquanto das da EDP Renováveis caem 0,38%, para os 5,79 euros. A desvalorização das ações da elétrica liderada por António Mexia acontece apesar de fontes próximas terem avançado à Bloomberg que a EDP está a explorar a venda do negócio de distribuição de gás natural em Espanha e que já contratou bancos para avaliar a venda da Naturgas, numa operação que deverá render cerca de dois mil milhões de euros. Já as ações da Galp recuam 0,14%, para os 14,05 euros, em contraciclo com o rumo das cotações do petróleo.

Nota negativa também para os títulos da Jerónimo Martins que perdem 0,25%, para os 15,91 euros.

Destaque positivo para a evolução dos títulos da Mota-Engil que comandam os ganhos lisboetas, com uma valorização de 2,04%, para os 1,65 euros. Nota também para as ações da Nos que progridem 0,55%, para os 5,45 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP arrasta bolsa nacional para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião