Alto cargo da Uber trabalha agora para Mark Zuckerberg

David Plouffe foi contratado para trabalhar na instituição de filantropia Chan Zuckerberg Initiative. Plouffe foi o responsável pela campanha que elegeu Barack Obama em 2008 e também trabalha na Uber.

O diretor da campanha eleitoral de Barack Obama em 2008 trabalha agora na Chan Zuckerberg Initiative. David Plouffe, que também ocupa um alto cargo na Uber, foi contratado pelo presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerbrg, e a esposa, a pediatra Priscilla Chan, para ficar responsável pelas advocacia da instituição e respetivas políticas.

Com ele foi também contratado Ken Mehlman, diretor da campanha eleitoral que reelegeu George W. Bush em 2004 e um ex-membro do comité do Partido Republicano, de acordo com o site The Verge. Mais contratações poderão ser anunciadas em breve.

Fundada em dezembro de 2015, a Chan Zuckerberg Initiative é o braço filantrópico do casal multimilionário. A instituição foi criada com o intuito de doar cerca de 99% da riqueza da família e só Mark Zuckerberg, que encabeça a maior rede social do mundo, tem uma fortuna avaliada em 52 mil milhões de dólares, cerca e 49,1 mil milhões de euros. É um dos homens mais ricos do mundo.

Quanto a David Plouffe, além de dirigir a campanha que elegeu Barack Obama em 2008, desempenhou funções como conselheiro presidencial e tornou-se, depois, especialista em estratégia política sedeado em Sillicon Valley. Mais recentemente, em 2014, foi contratado pela Uber, onde trabalhou na área da comunicação da empresa. Esteve envolvido no braço de ferro com o setor dos táxis (a nível interacional), assim como nos esforços contra os bloqueios impostos à plataforma em várias cidades norte-americanas.

De acordo com o The Verge, embora não seja claro, em concreto, o papel que Plouffe vai ter na instituição, é possível que esteja relacionado também com comunicação — mais propriamente com a Casa Branca. No entanto, já confirmou que não vai abandonar o cargo de vice-presidente sénior para política e estratégia na empresa de transporte privado.

Da esquerda para a direita, David Plouffe, Mark Zuckerberg e Priscilla Chan. A foto foi partilhada pelo líder do Facebook.Mark Zuckerberg/Facebook

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alto cargo da Uber trabalha agora para Mark Zuckerberg

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião