China vai estar em destaque em Davos com participação recorde

  • Lusa
  • 10 Janeiro 2017

Xi Jinping vai ser o primeiro Presidente chinês a participar no Fórum Mundial de Davos, que este ano espera cerca de 3000 líderes mundiais.

O 47.º Fórum Mundial de Davos, que decorre de 17 a 20 de janeiro, terá este ano uma participação recorde de cerca de 3.000 dirigentes económicos e políticos mundiais, incluindo o Presidente chinês, Xi Jinping.

Este ano, o Fórum tem como lema “uma liderança recetiva e responsável”, anunciou hoje Klaus Schwab, fundador desta iniciativa que atrai todos os anos milhares de pessoas a Davos, na Suíça, uma localidade com 12 mil habitantes e situada nos Alpes a uma altitude de 1.550 metros.

“O interesse fundamental da reunião deste ano está numa delegação chinesa sem precedentes, que será liderada pelo Presidente, Xi Jinping”, declarou à AFP Schwab.

“Sem dúvida que também haverá grande interesse em questões como o ‘Brexit’ e o futuro da Europa“, acrescentou. Theresa May, primeira-ministra britânica, deverá participar no Fórum, de acordo com a lista de participantes divulgada hoje à imprensa. Segundo Schwab, os participantes vão também abordar muitas questões “ligadas à chegada da nova administração norte-americana”.

Donald Trump toma posse como Presidente dos Estados Unidos a 20 de janeiro, último dia de debates em Davos. Anthony Scaramucci, que faz parte da equipa de transição de Trump, será o representante da nova administração no Fórum. Uma delegação da equipa do Presidente cessante dos Estados Unidos, Barack Obama, estará também em Davos, liderada pelo vice-presidente, Joe Biden, e incluindo o secretário de Estado, John Kerry.

Sobre o tema desta edição, a responsabilidade dos líderes, Schwab indicou que é preciso analisar as causas do descontentamento dos povos, “saber o porquê de as pessoas estarem zangadas e insatisfeitas”.

O novo secretário-geral da ONU, António Guterres, também vai estar em Davos, bem como ministros em representação de 70 países, incluindo todos os do G20.

O mundo dos negócios vai estar representado por diretores-gerais de cerca de mil empresas, entre os quais os chineses Jack Ma, fundador do grupo Alibaba, e Zhang Yaqin, presidente do Baidu, o ‘Google chinês’.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China vai estar em destaque em Davos com participação recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião