Pensionistas recebem menos em janeiro. No final do ano há acertos

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 4 Janeiro 2017

Só metade do subsídio de natal é pago em duodécimos, o que significa que a "generalidade" dos pensionistas recebe menos em janeiro. Além disso, o duodécimo será acertado no final do ano.

A grande maioria dos pensionistas vai receber mais em 2017 mas em janeiro é de esperar que vejam a sua pensão encolher face ao valor a que estavam habituados. Isto porque, em 2016, o subsídio de Natal foi pago em duodécimos mas em 2017 só metade desta prestação será faseada ao longo de 12 meses. A outra metade é paga no final do ano.

Assim, apesar de a maioria das pensões ter uma atualização de 0,5% em janeiro, a “generalidade” dos pensionistas vai sentir uma redução no valor que recebiam atualmente, afirmou o ministro do Trabalho, salientando, porém, que é uma redução “transitória”.

As pensões até 842,64 euros — cerca de 86% — vão ser atualizadas em 0,5% este ano e Vieira da Silva deixou a garantia de que este aumento será feito em janeiro — ou seja, já na próxima semana no caso da Segurança Social, uma vez que as pensões costumam ser pagas por volta do dia 10 quando está em causa transferência bancária.

Em agosto, há uma atualização extraordinária — até dez ou seis euros, contando já com a atualização de janeiro — para pensionistas que, ao todo, recebem pensões até 631,98 euros. Os beneficiários vão receber uma carta a explicar as alterações.

Duodécimo vai ser acertado no final do ano

Porém, este aumento extraordinário traz outras consequências. O subsídio de Natal deve corresponder à pensão paga em novembro (Caixa Geral de Aposentações) ou dezembro (Segurança Social). E nesta altura, grande parte dos pensionistas já vai ter direito a uma pensão mais elevada tendo em conta a subida de agosto.

Mas como a Segurança Social ainda não sabe exatamente quem são os pensionistas abrangidos pelo aumento extraordinário, ainda não é possível pagar o duodécimo correspondente ao valor da pensão no final do ano. Por isso mesmo, explicou a secretária de Estado da Segurança Social, este mês o duodécimo a pagar corresponde ao valor da pensão de janeiro. E assim será nos próximos meses. Só no final do ano haverá acertos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensionistas recebem menos em janeiro. No final do ano há acertos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião