Oficial: Lone Star lidera corrida ao Novo Banco

Confirma-se. Tal como avançou o ECO, o fundo americano é o "mais bem colocado" para ficar com o Novo Banco. Os outros dois concorrentes ainda vão melhorar as suas ofertas, diz o Banco de Portugal.

O Banco de Portugal tinha em cima da mesa três propostas para a compra do Novo Banco: a do China Minsheng, a do consórcio Apollo/Centerbridge e uma do fundo norte-americano de private equity Lone Star. A escolha do Banco de Portugal para aprofundar a negociação para a venda, tal como o ECO noticiou esta quarta-feira, recaiu sobre este último fundo que aposta no setor imobiliário, mas tem aumentado a sua exposição ao setor financeiro tanto nos EUA como na Europa.

“Com base nos elementos disponíveis nesta data [o Banco de Portugal conclui] que o potencial investidor Lone Star é a entidade mais bem colocada para finalizar com sucesso o processo negocial tendente à aquisição das ações do Novo Banco e decidiu convidá-lo para um aprofundamento das negociações”, refere o regulador em comunicado.

"A proposta do potencial investidor Lone Star é a que mais assegura estes objetivos [estabilidade do sistema financeiro e reforço da confiança no futuro do Novo Banco] mas apresenta condicionantes, nomeadamente um potencial impacto nas contas públicas, que se procurarão minimizar ou remover no aprofundamento das negociações que agora se iniciam.”

Banco de Portugal

“A estabilidade do sistema financeiro e o reforço da confiança no futuro do Novo Banco são objetivos do processo de venda”, diz o Banco de Portugal, salientando que “a proposta do potencial investidor Lone Star é a que mais assegura estes objetivos mas apresenta condicionantes, nomeadamente um potencial impacto nas contas públicas, que se procurarão minimizar ou remover no aprofundamento das negociações que agora se iniciam”.

A proposta da Lone Star para o Novo Banco implica uma garantia de Estado, a chamada Asset Protection Scheme (APS) sobre ativos do ‘side bank’, a parte do Novo Banco que não integra a operação de retalho da instituição.

Apollo e China Minsheng vão melhorar propostas

O Lone Star vai à frente, mas as outras duas propostas ainda não estão completamente excluídas. Aliás, o Banco de Portugal sublinha que tanto o consórcio Apollo/Centerbridge como o China Minsheng estão disponíveis para melhorem as respetivas ofertas.

“Esta nova fase de negociações com o potencial investidor Lone Star não exclui a melhoria das propostas dos restantes potenciais investidores que entregaram propostas no âmbito dos dois procedimentos de venda e que já mostraram disponibilidade para o fazer”, acrescenta o mesmo comunicado.

Governo tem a última palavra

A escolha do Banco de Portugal não é definitiva, e assume a forma de uma recomendação, já que é ao Governo que caberá a última palavra. Esta quinta-feira o Governo de António Costa vai estar reunido em Conselho de Ministros e o tema vai estar em cima da mesa.

Em entrevista publicada esta quarta-feira no Diário de Notícias/TSF, o ministro das Finanças não descartou nenhum cenário, nem mesmo integrar o Novo Banco na esfera pública. Ou seja, nacionalizar o banco. “Nada está fora de questão quando se trata de garantir a estabilidade do sistema financeiro”, disse Mário Centeno.

(Notícia atualizada com mais informação sobre a escolha do Banco de Portugal para a compra do Novo Banco)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oficial: Lone Star lidera corrida ao Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião