Quadra natalícia levou portugueses a levantar mais dinheiro

  • Ana Luísa Alves
  • 3 Janeiro 2017

A quadra natalícia levou os portugueses mais vezes aos terminais multibanco e a levantar mais dinheiro que em 2015. O dia em que se registaram mais operações foi 23 de dezembro.

Os portugueses levantaram mais dinheiro na quadra natalícia que há dias terminou. Em comparação com 2015, foi um milhão de euros a mais em operações de compra e levantamento nos terminais da Rede multibanco. Os dados foram divulgados pela SIBS esta terça-feira.

Entre os dias 28 de novembro de 2016 e 1 de janeiro de 2017, ou seja, este domingo, os portugueses levantaram 2.919 milhões de euros, em mais de 41 milhões de levantamentos nas caixas multibanco. O valor médio levantado por dia foi de 70 euros/pessoa.

Ainda no mesmo período, foram efetuados mais de 101 milhões de pagamentos nos terminais de pagamento automático da rede multibanco, no valor de 4.023 milhões de euros, sendo que o valor médio dos pagamentos foi de 40 euros.

Em comparação com a mesma semana de 2015, registou-se um aumento de levantamentos e compras através da rede multibanco de 8%, e o dia com mais operações, segundo se lê no comunicado da empresa, foi o dia 23 de dezembro, onde se registaram 8,4 milhões de operações, mais 8,8% que no mesmo dia em 2015, registado igualmente com o dia com mais operações.

Mais compras feitas com cartões franceses e ingleses

Também os cartões estrangeiros registaram um aumento de 18,6% de compras e levantamentos face a 2015, e foram os cartões franceses que mais operações fizeram, totalizando 924,8 mil compras e levantamentos, um aumento de 16,8% face ao ano anterior. Em segundo lugar aparecem os cartões originais do Reino Unido, com 579,8 mil compras e levantamentos feitos, mais 15,7% face a 2015.

As operações realizadas com cartões estrangeiros representam 2% do volume total das operações na rede multibanco realizadas.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quadra natalícia levou portugueses a levantar mais dinheiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião