5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O dia 30 de dezembro traz consigo a última sessão do ano. Lisboa e as restantes bolsas mundiais mantêm o horário de negociação. Mas o dia continuará a ser marcado pela baixa liquidez.

É a última sessão do ano e, naturalmente, ficará marcada pelo reduzido número de transações financeiras. Até porque não há notícias com impacto para fazer mexer os mercados. Ainda assim, em Lisboa, a Navigator reúne os acionistas para votar alterações no calendário de apresentação de resultados. O INE apresenta mais dados sobre a economia nacional. No cenário internacional, cresce a tensão entre os EUA e a Rússia depois de Obama ter aplicado sanções contra empresas e responsáveis russos.

Última sessão do ano

Com dia 30 chega a última sessão do ano nos mercados financeiros. A sessão desta sexta-feira não deverá escapar à reduzida liquidez que tem marcado a semana nos mercados em função do período de festas de Natal e Ano Novo. Embora seja a última sessão de 2016, as bolsas vão manter o mesmo horário (o PSI-20 abre às 8h00 e fecha às 16h34). A exceção é o mercado obrigacionista norte-americano, que encerra mais cedo do que o habitual (às 19h00, hora de Lisboa).

Semapa de manhã, Navigator à tarde

Os acionistas da Semapa reúnem-se esta sexta-feira de manhã em Lisboa em assembleia geral extraordinária. Ao início da tarde, é a vez de os acionistas da Navigator, participada da Semapa, se reunirem para votarem a proposta de alteração do período de exercício, no sentido de ajustar a apresentação de contas anuais ao ano fiscal, em vez do ano civil.

Como vai a indústria nacional?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta o índice de produção industrial relativo ao mês de novembro, um indicador relevante para avaliar o volume de produção das empresas sediadas em território nacional. No mês anterior, a produção da indústria portuguesa registou uma queda de 0,5%, pressionado sobretudo pelo setor transformador. Além da produção da indústria, a agência de estatísticas nacionais dá também a conhecer os dados agregados relativamente ao volume de negócios no setor do retalho (alimentar, vestuário, combustíveis, entre outros) em novembro, importante para avaliar indiretamente o consumo das famílias. Em outubro, as vendas no comércio a retalho acelerou 0,8% em termos mensais e 3,7% em termos homólogos.

Petróleo anima exploração nos EUA

Acompanhando a subida dos preços do barril de petróleo, uma tendência de valorização que se acentuou depois do histórico acordo da OPEP, o número de explorações petrolíferas e gás que iniciaram operações de acordo com o índice Baker Hughs tem vindo a acelerar nas últimas semanas. A expectativa dos analistas é que esta tendência tenha sido reforçada na última semana. Estes dados importantes para antecipar a evolução da oferta energética nos EUA.

Obama castiga Putin

Na sequência da alegada intervenção russa nas eleições norte-americanas, o ainda Presidente norte-americano, Barack Obama, determinou um conjunto de sanções a empresas e responsáveis russos. Foi dada ordem de expulsão a 35 diplomatas russos. Estas medidas, que visam proteger os interesses americanos, prometem elevar de tom as discussões entre dois dos principais blocos económicos mundiais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião