Este Natal ajude um desconhecido. O ECO dá-lhe cinco ideias

  • Ana Luísa Alves
  • 19 Dezembro 2016

Depois do amor e da família, a solidariedade é umas das palavras de ordem na quadra natalícia. E ajudar quem mais precisa é um dos objetivos das cinco.

Ajudar quem mais precisa é também uma desejo de muitas pessoas este Natal. Se também é o seu, aqui ficam cinco associações que vão agradecer o seu presente.

Helpo

Os presidentes solidários da Helpo estão a pensar no futuro. Como é possível ler no site, “são mais que presentes, constituem maior dignidade e oportunidades para os beneficiários dos nossos programas de apoio”. Os presentes são consultas de nutrição, internamento PANMI, latas de leite em pó, sessões de culinária, lanches escolares, secretárias escolares, kits de manuais escolares, bolsas de estudo, entre outros, e ainda o ‘explica-me outra vez’ (um mês de explicações no espaço ludoteca do bairro das Fontainhas). Os preços variam entre os cinco e os 500 euros. Para poder dar um destes presentes basta contactar a associação e efetuar a contribuição correspondente àquilo que quer oferecer e avisar a associação.

Além disto, a associação tem restaurantes em vários locais de Lisboa e vai vender sopa da pedra entre os dias 16 e 23 de dezembro. Os lucros revertem a favor da associação.

Natal dos Esquecidos

O “Natal dos Esquecidos” é um projeto de cariz social realizado pela associação CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo), com o objetivo de incentivar a doação de presentes aos sem-abrigo nesta época festiva. Os presentes são enviados consoantes as cartas escritas pelos sem-abrigo, que posteriormente são “adotadas” por quem os quiser presentear.

f

Chá Atlântico

Sancha Trindade, fundadora da plataforma A Cidade Na Ponta dos Dedos, criou o chá Atlântico sem fins lucrativos, uma missão solidária, e vai ser produzido pela Companhia Portugueza do Chá. A missão do projeto é reduzir o impacto da solidão e isolamento dos mais idoso, e o lucro do Chá vendido reverte a favor de uma associação lisboeta, a Associação Mais Proximidade Melhor Vida, que apoia mais de 120 idosos residentes na Mouraria e Baixa Pombalina.

A campanha “Todos temos uma história” vem acompanhada de um vídeo de sensibilização, realizado por Rui de Brito, da Subfilmes.

pastedgraphic-3

Licor Beirão

Este Natal, se receber uma prenda de que não gosta troque-a por um Licor Beirão. O seu presente vai para quem mais precisa, embora no site não estejam as IPSS (Instituições Privadas de Solidariedade Social) selecionadas para receber os presentes, que a Licor Beirão ainda está a contactar. O anúncio onde esta ideia é difundida está a circular desde o início do mês.

Oitava Colina

Foi este fim de semana que a Cerveja Oitava Colina apresentou a Cocoa winter Ale, a cerveja que contém água, malte, aveia, lúpulo, leveduras e sementes de cacau. Mas não se fica por aqui. Para aquecer o Natal de quem mais precisa, e em conjunto com a CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo), está a recolher qualquer tipo de agasalhos, cobertores, sacos de cama, casacos, blusões, a quem estiver dispostos deixá-lo na colina da Graça. Em troca vai oferecer Cocoa Winter Ale. Aqui fica o cartaz do evento solidário.

cartaz

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este Natal ajude um desconhecido. O ECO dá-lhe cinco ideias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião