Negócio Fox-Sky pode ser fechado ainda esta semana

Ainda há negociações em curso, mas a proposta da Fox de oferecer 13,3 mil milhões de euros pelos restantes 61% da britânica Sky pode ficar fechada até ao final da semana.

O acordo de compra da britânica Sky Plc SKY 0,00% pela norte-americana 21st Century Fox FOX 0,00% poderá ser fechado até quarta-feira desta semana. A proposta do magnata Rupert Murdoch de oferecer 27,71 dólares por cada ação da Sky (isto é, cerca de 13,3 mil milhões de euros) foi conhecida na sexta-feira e ainda falta fechar os termos finais, segundo a agência Bloomberg. A intenção é garantir os restantes 61% da empresa de media que ainda não detém.

Atualmente com 85 anos, foi Rupert Murdoch quem fundou a Sky em 1989. Hoje, é um dos chairman da norte-americana 21st Century Fox e não é de estranhar o envolvimento dos filhos no acordo. Por um lado, Lachlan Murdoch tem estado diretamente ligado ao negócio do lado da Century Fox — tal como o pai. Por outro, o filho James Murdoch, que é simultaneamente presidente executivo da Fox em Nova Iorque e chairman da Sky, é apontado como uma pessoa chave em todo o processo de negociação, frisa a agência.

De acordo com a Bloomberg, o acordo preliminar anunciado na passada sexta-feira é visto com bons olhos pelos conselhos de administração de ambos os grupos. No entanto, além da oferta direta, poderá estar em cima da mesa um processo completamente diferente, chamado scheme of arrangement. Aí, podem envolver-se os tribunais britânicos para um acordo de compra de ações que desbloqueie alguns pequenos acionistas da Sky que não querem vender os títulos.

Enquanto o valor oferecido representa um prémio de 31% em relação à cotação dos títulos na sessão da passada quinta-feira, o valor original era de 30% e terá sido rejeitado pela Sky. E apesar de Rupert Murdoch ter intenção de fechar o processo o quanto antes, o multimilionário tem até 6 de janeiro para finalizar a proposta, segundo a lei britânica.

Com o anúncio do acordo preliminar, os títulos da Sky fecharam a sessão de sexta-feira com um salto de 26,66%. As ações valem agora dez libras cada, um valor 7% menor do que a oferta da Fox e que indica que alguns investidores estariam céticos de que o negócio fosse mesmo seguir em frente.

Ações da Sky dispararam na sexta-feira

Fonte: Bloomberg (Valores em pence)
Fonte: Bloomberg (Valores em pence)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negócio Fox-Sky pode ser fechado ainda esta semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião