Marcelo tira ‘selfies’ com empresários de diversões e promete analisar situação

  • Lusa
  • 10 Dezembro 2016

O Presidente da República ouviu os problemas dos empresários de diversões itinerantes que protestam desde manhã, fez perguntas, tirou ‘selfies' e deixou a promessa de analisar a situação.

Marcelo Rebelo de Sousa, que discursa na convenção que assinala os 40 anos do poder local, decidiu dirigir-se aos empresários que protestam desde manhã junto ao Convento São Francisco, onde se realiza o evento dedicado aos autarcas.

Junto dos empresários e trabalhadores do setor, o Presidente da República ouviu os problemas que afetam estes profissionais e deixou a promessa de que vai “ver o que é possível” fazer.

“Ninguém tem alvará ‘Ó meu Deus’”, reagiu Marcelo, depois de o presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Diversões, Luís Paulo Fernandes, lhe ter explicado que antes “os carrosséis precisavam de alvará”, defendendo a existência de um alvará, “à semelhança dos táxis, para haver concorrência leal”.

O Presidente da República recordou também a resolução aprovada por unanimidade no parlamento em 2013 – e que Luís Paulo Fernandes mostrou ao chefe de Estado -, que recomendava ao Governo o estudo e a tomada de medidas específicas de apoio à sustentabilidade e valorização da atividade das empresas itinerantes de diversão.

O presidente da APED encarou a presença de Marcelo Rebelo de Sousa como um “amável gesto”, ficando “esperançado” que o Presidente da República “apele aos deputados”.

“[Os empresários] precisam de saber se continuam ou se desistem”, referiu, sublinhando que, face ao breve encontro de minutos com o chefe de Estado, a APED vai pedir para que sejam abertos os equipamentos de diversão itinerante instalados na Região Autónoma da Madeira, que se encontravam encerrados em protesto durante o dia de hoje.

Apesar da esperança assinalada por Luís Paulo Fernandes, Marcelo Rebelo de Sousa pouco falou no encontro, optando por fazer perguntas e ouvir os anseios dos profissionais deste setor, antes de se dirigir para dentro do Convento São Francisco, com os manifestantes a cantarem “Marcelo, amigo, os itinerantes estão contigo”.

Hoje de manhã, o presidente da APED apelou também junto do primeiro-ministro, António Costa, para uma resolução urgente dos problemas que afetam o setor.

O presidente da APED sublinha que é urgente garantir a sustentabilidade do setor, tendo “receio de que os operadores que se mantenham não consigam fazer a manutenção efetiva dos equipamentos”.

“Antigamente ganhava-se e trabalhava-se. Hoje, não se trabalha, nem se ganha”, frisa Manuel Silva, de 65 anos, que tem um equipamento de divertimento infantil e que está na atividade há 50 anos.

Os empresários de diversões reclamam do Governo, entre outros pontos, a descida da taxa máxima do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) que têm de suportar e cujo aumento “magistral” em 2011, de 06% para 23%, “acabou com a percentagem de lucro”, segundo a APED.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo tira ‘selfies’ com empresários de diversões e promete analisar situação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião