Carros: azul vai passar a ser a cor predominante

Qual é a cor que mais gosta num carro? São muitas as possibilidades, mas atualmente o branco é a mais predominante. Uma especialista prevê que o azul passe a ocupar esse lugar.

O azul vai passar a ser a cor predominante nos carros do futuro. A previsão é de uma especialista em cor, citada pela Market Watch, que prevê que o branco deixe de ser a cor dominante. Porquê? Há muitos carros azuis em amostras de automóveis, recentemente. No passado os carros eram quase todos apresentados em preto, dourado ou vermelho.

Chama-se Jane Harrington e é, há mais de 30 anos, gestora de ‘color styling’ da PPG Industries, uma empresa que fornece tintas, revestimentos e outros materiais especiais. A aposta da especialista para os próximos anos é que o azul domine a cor dos carros produzidos.

Harrington esclarece que a vantagem do azul é a sua potencialidade: é uma cor flexível com várias gradações que podem dar resultados muitos diferentes consoante a combinação de cores ou de tonalidades. “Não se pode fazer isso com todas as cores”, explica Jane Harrington.

A Market Watch relembra que, em 2015, a Ford causou “furor” quando apresentou uma linha de carros mais baratos em “azul líquido”, uma cor de conceito que não estaria aprovada para a produção. Na realidade depois o azul dos carros é o “nitrous blue”, uma cor mais opaca.

Segundo o site, cerca de 10% dos modelos de automóveis deste ano foram criados em azul em comparação com 12% no início do século. 2016 parece ser o ano de reviravolta na cor dos carros, se a especialista estiver correta na sua previsão.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carros: azul vai passar a ser a cor predominante

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião