Bolsa volta a cair após pior sessão em dois meses

Ações da EDP Renováveis cediam momentos depois de ter apresentado ao mercado um afundanço de 71% dos lucros até setembro. Pressão vendedora mantém-se sobre o índice nacional.

Depois da pior sessão em dois meses, o PSI-20, o principal índice português, abriu a sessão desta quinta-feira a perder 0,18% para 4.539,97 pontos. Apenas cinco cotadas nacionais apresentavam ganhos no arranque. Do lado que pressionava o índice estavam sobretudo as ações dos pesos-pesados nacionais — Galp, Jerónimo Martins, EDP e EDP Renováveis –, que registavam quedas na ordem dos 0,5%.

No caso da empresa de energias renováveis liderada por Manso Neto, esta evolução negativa surge depois de ter apresentado uma queda de 71% dos lucros para 29 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Altri, Cofina e EDP também prestam hoje contas ao mercado após o fecho da bolsa.

PSI-20 soma perdas esta semana

Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)
Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)

“Para a Altri, o BPI Equity Research estima receitas no valor de 158 milhões de euros, um EBITDA de 39 milhões e um resultado líquido de 18 milhões. Relativamente à Cofina, as previsões são de 24 milhões, 3,4 milhões e 1,3 milhões, respetivamente. Para a EDP, as estimativas apontam para um EBITDA de 856 milhões e um resultado líquido de 175 milhões, o que representa um crescimento face ao período homólogo de 2015”, resumiam os analistas do BPI no seu comentário no Diário de Bolsa.

" Para a EDP, as estimativas apontam para um EBITDA de 856 milhões e um resultado líquido de 175 milhões, o que representa um crescimento face ao período homólogo de 2015.”

Analistas do BPI

Diário de Bolsa

No setor financeiro, nota ainda para as ações do BCP. Desciam ligeiros 0,1% para 1,20 euros, depois de o banco ter anunciado ontem o adiamento da apresentação de resultados de 7 para 9 de novembro pois no dia 8 há assembleia geral de acionistas que vai decidir o aumento do limite de votos e ainda o alargamento do conselho de administração para permitir a entrada dos chineses da Fosun no capital do banco português.

Lá por fora, também os principais índices europeus mantinham tendência negativa no início da manhã, depois de uma quarta-feira negra nas bolsas com dois fatores de pressão: incerteza nas eleições norte-americanas e queda acentuada dos preços do petróleo. O DAX-30 perdia 0,3%, ao mesmo tempo que o IBEX-35 e o FTSE MIB cediam ambos 0,4%. Paris escapava às perdas.

“A incerteza política nos EUA continua forçar os investidores a reformularem as suas expectativas em relação às eleições presidenciais e a reposicionarem as suas carteiras”, diziam os analistas do BPI.

(Notícia em atualizada às 8h25 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa volta a cair após pior sessão em dois meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião