CGD arrisca perder 900 milhões com investimento na La Seda Barcelona

  • ECO
  • 2 Novembro 2016

Investimentos e empréstimos feitos durante o governo de José Sócrates, a empresas que hoje estão falidas, pesam nas contas da Caixa.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) arrisca perder mais de 900 milhões de euros, resultado de operações de risco que fez na década passada. Em causa estão as operações feitas com o grupo do setor petroquímico La Seda Barcelona.

A história é contada, esta quarta-feira, pelo Público, que lembra as origens destas operações. As decisões de investimento e financiamento foram tomadas durante o governo de José Sócrates, quando Carlos Santos Ferreira era presidente da CGD e Armando Vara vice-presidente.

Há quatro empresas envolvidas: a espanhola La Seda, que produzia poliéster termoplástico para fabricar garrafas, e as portuguesas Selenis (acionista da La Seda e fabricante de plásticos), Artlant (fornecedora da La Seda) e Barbosa Almeida (acionista). Entre 2006 e 2010, estas empresas cruzaram-se por intermédio da CGD. O banco público foi financiador das quatro empresas, investidor da La Seda e da Artlant e promotor do projeto que iria revitalizar o complexo de Sines.

Hoje, a La Seda, a Artlant e a Selenis são três dos grandes devedores da CGD, mas, conta o Público, nenhuma tem como pagar. A empresa catalã pediu proteção contra credores, a Artlant está em Plano Especial de Revitalização (PER) e a Selenis, que hoje se chama Jupiter, declarou-se falida.

A CGD investiu 121,3 milhões de euros na La Seda e financiou esta empresa em 75 milhões; aplicou 25 milhões na Artlant, a quem também reclama créditos de 520 milhões; e concedeu créditos de 165 milhões à Selenis. Contas feitas, a exposição do banco público a estas empresas ascende a 906,3 milhões de euros, à volta de 22% dos 4,1 mil milhões de dinheiros públicos que vão contribuir para a recapitalização de 5,2 mil milhões da Caixa.

Além disto, refere o Público, a CGD contabilizou ainda mais de 6 mil milhões de euros em créditos perdidos entre 2011 e 2015, dos quais 4,2 mil milhões resultam empréstimos saídos da banca de investimento da área de project finance. A pesar nas contas do banco está ainda o empréstimo superior a mil milhões aos acionistas do BCP, em 2007.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD arrisca perder 900 milhões com investimento na La Seda Barcelona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião