Q7: Ligado à corrente

Um 3.0 a gasóleo que gasta 1,8 litros aos 100 km? Sim. É que o topo da gama Q, o 7, agora é híbrido. E liga-se à corrente.

Dynamic photo, Colour: Florett Silver

Ao mesmo tempo que a Audi lança o Q2, um SUV compacto, apresenta também a nova versão do topo da gama, o Q7. Um “monstro” na estrada que é meigo para a carteira na hora de atestar. É que agora é um híbrido plug-in, para ligar à corrente. E é capaz de gastar menos de dois litros a cada 100 km.

“O Audi Q7 e-tron 3.0 TDI quattro é o primeiro híbrido plug-in do mundo a estar equipado com um motor V6 TDI e tração quatro”, diz a marca que fez esta semana a apresentação nacional do novo SUV. Traz um motor já de si possante que associado a um elétrico consegue apresentar uma potência total de 373 cv e a um binário máximo de 700 Nm.

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Com tanque de combustível cheio e as baterias em carga máxima, a Audi anuncia uma autonomia de 1.320 km. Mas numa utilização apenas em modo elétrico, a marca das argolas aponta para uma autonomia máxima de 56 km. Carregar as baterias demora duas horas e meia em postos específicos, já numa tomada normal são precisas oito.

A combinação dos dois motores permitem ao Q7 e-tron prestações impressionantes: “acelera dos 0-100 km/h em 6,2 segundos”, chegando a uma velocidade máxima de 230 km/h.

Isto num SUV que consome apenas 1,8 litros de gasóleo 100 km em conformidade com a norma NEDC”, diz a marca. Menos simpática que a fatura no posto de abastecimento é a de compra: é proposto em Portugal por 93.330 euros, mas vem carregado de equipamento. Entre outros, o Q7 inclui, faróis em LED, sistema de navegação MMI plus com MMI all-in-touch e o Audi virtual cockpit.

Sabia que…

Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE
Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE

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