Em atualização Conselho Superior da Magistratura abre inquérito a Carlos Alexandre

  • Lusa e ECO
  • 13 Outubro 2016

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) abriu hoje um inquérito ao juiz Carlos Alexandre na sequência de uma queixa apresentada por José Sócrates a 27 de setembro, informou o CSM.

O CSM recebeu, a 27 de setembro, uma queixa do ex-primeiro-ministro José Sócrates contra o juiz Carlos Alexandre [do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC)], relativa ao conteúdo da entrevista dada por este à SIC, a 07 de setembro, mas decidiu que só a analisava depois do Tribunal da Relação de Lisboa se pronunciar sobre o incidente de recusa apresentado pelos advogados de defesa de José Sócrates.

Uma vez que o incidente de recusa foi decidido a 11 de outubro, foi determinada a abertura do correspondente procedimento de inquérito”, lê-se numa divulgada hoje pelo CSM.

O órgão de gestão e disciplina dos juízes acrescenta que “é no âmbito deste procedimento de inquérito que o Conselho oportunamente apreciará todas as questões suscitadas pela referida entrevista”.

Esta terça-feira, dia 11, o Tribunal de Relação de Lisboa rejeitou o pedido de afastamento de Carlos Alexandre da Operação Marquês. O tribunal argumentou na altura que os advogados de José Sócrates não conseguiram provar a parcialidade do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal.

Na entrevista cedida à estação de televisão, Carlos Alexandre confessou sentir-se escutado no quotidiano e expôs a sua situação financeira, comentando que não é rico nem tem amigos que o sejam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho Superior da Magistratura abre inquérito a Carlos Alexandre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião