Taxa de desemprego cai para 10,2% em dezembro

Ao todo, havia 520,7 mil pessoas desempregadas em dezembro, uma redução de 3,2% face ao mês anterior. A taxa de desemprego está no nível mais baixo desde março de 2009.

A taxa de desemprego definitiva de dezembro de 2016 caiu para 10,2%, valor que compara com os 10,5% de novembro e que fica em linha com as previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE). A taxa de desemprego mantém, assim, a tendência de queda que tem vindo a registar desde o início do ano passado, e já está no nível mais baixo desde março de 2009.

Ao todo, havia 520,7 mil pessoas desempregadas em dezembro do ano passado, uma redução de 3,2% face a novembro. Já a população empregada aumentou ligeiramente, em 0,4%, para 4,6 milhões de pessoas, elevando a taxa de emprego para 59,1%, contra os 58,8% registados em novembro.

Entre os jovens, a taxa de desemprego fixou-se nos 26,2% em dezembro e, no arranque deste ano, terá caído para 25,7%. A confirmar-se, será a primeira vez que volta para a casa dos 25% desde setembro de 2009.

Já em janeiro deste ano, segundo a estimativa provisória divulgada pelo INE, a taxa de desemprego deverá manter-se nos mesmos 10,2%. Apesar de a taxa de desemprego se manter neste mês, a população desempregada deverá aumentar para 521,8 mil pessoas, enquanto a empregada deverá cair para 4,59 milhões de pessoas. A taxa de emprego deverá, assim, voltar a cair para 58,8%.

(Notícia atualizada às 11h25 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego cai para 10,2% em dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião