Trump já está a mudar acordos comerciais

  • Rita Atalaia
  • 23 Janeiro 2017

O Presidente-eleito dos EUA já tinha dito que iria renegociar diversos acordos comerciais. E já pôs o plano em marcha. Vai assinar uma ordem para renegociar o NAFTA e sair do Tratado Transpacífico.

Donald Trump já tinha alertado que os acordos comerciais internacionais estariam no topo da sua agenda quando assumisse a presidência. E não desiludiu. O Presidente-eleito vai assinar uma ordem executiva para pôr em marcha a renegociação do acordo de comércio livre assinado entre os EUA, Canadá e México. Trump também deverá assinar uma ordem para que a maior economia do mundo abandone o Tratado Transpacífico, um acordo comercial assinado entre os 11 países da região.

“Vamos começar a negociar o NAFTA”, disse Donald Trump no domingo. E hoje confirmou-se. Um porta-voz da Casa Branca disse à NBC News que o Presidente dos EUA vai assinar uma ordem executiva já esta segunda-feira para declarar a sua intenção de renegociar o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), um acordo assinado entre os EUA, Canadá e México. A eliminação do tratado, que foi criado pelo antigo presidente Bill Clinton e que entrou em vigor em 1994, era uma promessa frequente de Trump.

O acordo foi assinado com a intenção de eliminar a maioria das tarifas comerciais entre os três países, aumentar o investimento e proteger a propriedade intelectual. As exportações dos industriais norte-americanos para o Canadá e para o México, os dois maiores mercados dos EUA, aumentaram 258% com este acordo. No entanto, Trump diz que este tratado “é um dos piores acordos de sempre” e que destruiu o setor industrial dos EUA.

Mas o Presidente não fica por aqui. Donald Trump também vai assinar uma ordem executiva para que os EUA abandonem o Tratado Transpacífico, um acordo feito entre os 11 países da região e que nunca foi ratificado pelo Congresso, diz a fonte da Casa Branca. O Presidente vai simultaneamente iniciar negociações comerciais com cada país.

Trump tem agendado para esta segunda-feira um encontro com os líderes sindicais. Pretende também reunir-se em breve com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e com o Presidente mexicano, Enrique Peña, para darem início às discussões sobre o NAFTA. No entanto, não há muitos detalhes sobre o que Trump pretende fazer. Durante a sua campanha, o Presidente-eleito disse apenas que quer limitar a deslocação das fábricas e empregos dos EUA para o México.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump já está a mudar acordos comerciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião