May escolhe hard Brexit. Libra dispara

  • Ana Luísa Alves
  • 17 Janeiro 2017

Theresa May quer sair do mercado único. No entanto, vai tentar alcançar um acordo alargado com os parceiros europeus para evitar um forte impacto na economia britânica.

Theresa May já escolheu. O Reino Unido vai cortar totalmente os laços com a União Europeia. Vai haver um “hard Brexit”, com a saída do Reino Unido do mercado único e o fim da livre circulação de pessoas. No entanto, a decisão final será levada ao Parlamento.

“Aquilo que estou a propor não significa sermos membros do mercado único, mas não sair do bloco europeu totalmente”, disse May, acrescentando que quer que o Reino Unido possa “negociar os próprios acordos comerciais”. “Saímos da União Europeia, mas não estamos a sair da Europa. Queremos continuar a comprar os vossos bens e serviços”, salientou.

“Queremos ser uma Grã-Bretanha global e que sejamos o melhores vizinhos dos nosso parceiros europeus, e um país que vai além das fronteiras da Europa”. May acrescentou ainda que o momento da saída vai ser usado para “construir uma sociedade mais justa, com reformas equilibradas”.

Theresa May pretende concluir o acordo de saída da UE no prazo de dois anos, mas destacou que a sua aplicação “será faseada”. Ou seja, evitando situações disruptivas para as empresas que poderiam ter um forte impacto na economia britânica.

À medida que a primeira-ministra foi apresentado os seus planos para o Brexit, nos mercados, a libra disparava. A moeda britânica seguia a valorizar 2,35% para 1,2330 dólares, registando o maior ganho diário desde 2008. A divisa está a corrigir de mínimos de mais de 30 anos.

A posição defendida por May, que passa pela saída do mercado único mas com acordos que protejam a economia, vai ser posteriormente levada ao Parlamento que terá, assim, a última palavra neste processo. Questionada sobre se o Parlamento pode chumbar este caminho, May disse acreditar que será aprovado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

May escolhe hard Brexit. Libra dispara

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião