BCP tomba 20% em dois dias

Ações perderam um quinto do valor desde que anunciou um aumento de capital no valor de 1.300 milhões de euros. Banco vale agora 665 milhões, menos 150 milhões face a segunda-feira.

O BCP perdeu um quinto do seu valor em apenas duas sessões, depois de o banco ter anunciado um aumento de capital no valor de 1.300 milhões de euros através da emissão de novas ações a um desconto elevado.

Os títulos voltaram a afundar esta quarta-feira, mais de 8% para os 0,8454 euros, um novo mínimo de sempre, acumulando uma perda de 18,9% desde que na segunda-feira anunciou a operação de recapitalização que vai permitir o reembolso dos CoCos ao Estado e ainda colocar o rácio de capital acima de 11%. E isto num dia em que o PSI-20, o principal índice português, fechou a cair 0,61% para 4.589,92 pontos.

Com este desempenho, o BCP está agora entre as cinco cotadas menos valiosas do PSI-20, apresentando uma capitalização bolsista de 665 milhões de euros — emagreceu 150 milhões de euros em duas sessões –, com um valor em bolsa inferior à Altri (798 milhões de euros).

BCP em queda livre após anúncio de aumento de capital

bcp-01
Fonte: Bloomberg (valores em euros)

No âmbito do aumento de capital, o BCP vai emitir mais de 14 mil milhões de novas ações, com o preço de subscrição fixado em 0,094 por cada ação, representando um desconto de aproximadamente 38,6% face ao preço teórico ajustado e calculado com base na cotação de fecho das ações de segunda-feira.

A operação arranca no dia 19 de janeiro, embora falte a aprovação do prospeto do aumento de capital por parte da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O sucesso do aumento está garantido pelo sindicato de bancos responsável pela operação que vai contar ainda com a participação da Fosun. Os chineses já se comprometeram a ir ao aumento de capital no sentido de aumentar a sua posição na instituição portuguesa dos 16,7% para 30%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP tomba 20% em dois dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião