BCP vale cada vez menos. Até menos que a Altri

A capitalização do BCP, que estava abaixo da dos CTT, é já menor do que a da Altri. É a quinta cotada menos valiosa do PSI-20, depois de uma queda para mínimo histórico fruto do aumento de capital.

O Banco Comercial Português (BCP) BCP 0,00% é a quinta cotada menos valiosa do principal índice português, resultado da queda acentuada das ações nesta primeira sessão após o anúncio de um aumento de capital de 1.300 milhões de euros.

A capitalização bolsista do BCP já era menor do que a dos CTT. Mas agora, com uma capitalização bolsista de 706,8 milhões de euros, fica mesmo abaixo da Altri, que está avaliada em 799,4 milhões de euros. Entre as 18 cotadas no PSI-20, o banco de Nuno Amado ocupa a 14º posição, só acima da Mota-Engil, da Pharol, da Sonae Capital e do banco Montepio.

O BCP está a ver os títulos desvalorizarem, atingindo novos mínimos históricos. As ações já estiveram a perder mais de 16%, até aos 90,11 cêntimos por ação, depois de, nesta segunda-feira, o ECO ter avançado em exclusivo que o banco vai realizar um aumento de capital no valor de 1,3 mil milhões de euros. O objetivo é reforçar rácios e devolver as ajudas estatais.

Porém, como já foi explicado aqui, é o desconto de 38,7% das novas ações face à cotação de fecho da última sexta-feira, que serão vendidas a 0,094 cêntimos cada, que está a pressionar os investidores. As ações do BCP seguem a cair 12% para 91,59 cêntimos, voltando assim a transacionar abaixo do euro.

Gráfico: Cotação do BCP na Bolsa de Lisboa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP vale cada vez menos. Até menos que a Altri

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião