Costa quer acelerar banco ‘mau’

  • ECO
  • 26 Novembro 2016

O primeiro-ministro, o Banco de Portugal, as Finanças, a Economia e o grupo de trabalho que está a estudar a criação do banco 'mau'reuniram esta semana. Costa quer o arranque no primeiro trimestre.

O primeiro-ministro António Costa reuniu esta semana com o Banco de Portugal, Ministério das Finanças, Ministério da Economia e com o grupo de trabalho que está a estudar a criação de um veículo para ajudar a limpar o malparado da banca. A ideia é acelerar o processo para pôr em prática o banco ‘mau’, de modo a que este possa arrancar até ao fim do primeiro trimestre de 2017, avança o Expresso na edição deste sábado.

Cada elemento do grupo saiu da reunião com um rol de tarefas devidamente calendarizadas. António Costa quer estar na posse de toda a informação o mais rápido possível pelo que terá dado indicações claras para que o processo seja acelerado até porque a estabilização do sistema financeiro é considerada vital.

Costa terá mesmo pedido ao governador do Banco de Portugal, Carlos Costa para que estudasse ao pormenor o malparado de cada banco para que houvesse uma radiografia clara do problema.

O semanário avança ainda que a preocupação do primeiro-ministro vai ainda mais longe, pois está preocupado com o impacto que pode ter na economia, principalmente nas empresas que geraram os créditos malparados, uma venda destes a uma entidade externa.

Apesar do modelo do banco ‘mau’ não estar ainda definido, o que está mais avançado passa pela compra ao valor do balanço (book value) do malparado da banca. O Expresso adianta que há interessados em comprar o malparado dos bancos ao valor a que estão registados, ou seja, sem ser necessário registar imparidades adicionais. O que levaria a que o impacto nos rácios dos bancos fosse nulo. A acontecer, permitiria uma injeção direta de 15 mil milhões de euros na economia que poderia libertar 75 mil milhões diz o Expresso citando uma fonte próxima ao processo.

A criação do banco ‘mau’ não é pacífica na medida em que existe quem duvide da sua exequibilidade e da adequação às reais necessidades da banca, com os bancos a rejeitarem liminarmente uma solução que prejudique mais os rácios de capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa quer acelerar banco ‘mau’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião