Exportações portuguesas com melhor resultado de sempre

  • Lusa
  • 8 Novembro 2016

O ministro dos Negócios Estrangeiros aponta para um ano recorde de exportações, mas defende a necessidade de as empresas explorarem novos mercados.

O ano de 2016 será o melhor para as exportações portuguesas, que terão crescido 3%, segundo estimativas do Governo, disse Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros. Ainda assim, defendeu a necessidade de diversificar os mercados externos.

O ministro intervinha numa audição nas comissões parlamentares de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, no âmbito da discussão na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2017.

As exportações portuguesas terão mais uma vez em 2016 o melhor resultado de sempre“, em termos reais, referiu Augusto Santos Silva, que acrescentou que a estimativa do Governo aponta para um crescimento de três por cento, o que representa uma “redução do ritmo de crescimento face a 2015, mas significa também crescimento”.

Mesmo em termos nominais, “o saldo melhorou”, sublinhou o ministro, que referiu que “isso é muito importante, porque permite consolidar estruturalmente o equilíbrio económico”.

Santos Silva destacou que as trocas com a Europa “continuam a crescer consolidadamente”, recordando que o espaço europeu representa “mais de dois terços das exportações e importações” portuguesas.

“As exportações [para a Europa] cresceram 5% em termos nominais, cresceram mais em termos reais, e o nosso saldo positivo cresceu 183% até agosto”, disse.

As exportações portuguesas têm “dois problemas bem localizados”: Angola e Brasil, devido à quebra nos mercados internos.

O governante apontou a necessidade de acompanhar as empresas portuguesas que atuam nestes países.

“É essencial manter a nossa presença nesses mercados quando eles estão em circunstâncias difíceis e fazer ver que não somos mercenários da relação económica, estando presentes quando os mercados estão bem e abandonando-os logo à mínima dificuldade”, disse.

Santos Silva recordou que, em setembro, se realizou uma “missão política e empresarial muito importante” ao Brasil e revelou que, nos primeiros dias de dezembro, irá a Angola para “preparar a reunião de alto nível entre o Estado angolano e o Estado português”.

Por outro lado, é preciso “insistir mais em mercados que ainda são pequenos para a dimensão da qualidade das relações bilaterais”, casos do Canadá e Argentina.

O ministro disse ainda que Portugal deve “reforçar os mercados” onde já foram criadas oportunidades para as empresas portuguesas, entre os quais México, Coreia do Sul ou países do Magrebe.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações portuguesas com melhor resultado de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião